Gestão e compatibilização geram uma construção mais inteligente.

Durante o desenvolvimento do projeto de arquitetura e interiores, são necessárias as contratações de profissionais e empresas para desenvolverem os projetos complementares.

Estes profissionais são responsáveis pelo projeto estrutural, projeto de instalações elétricas e hidráulicas, projeto luminotécnico, refrigeração, aspiração central, automação, simulação termo energética, projeto de paisagismo, projeto legal, licenciamento ambiental, entre outros.

Como forma de organizar e centralizar as diversas informações e de manter constante o fluxo de trabalho entre todos estes profissionais e os autores do projeto, torna-se necessária a gestão de projetos como um serviço especializado.

Cabe a gestão de projetos:

  • Processo de seleção, análise e recomendação de profissionais adequados para o desenvolvimento de projetos complementares.

  • Compatibilização dos projetos com relatórios e análises de interferências e verificação de alterações.

  • Reuniões de apresentação dos projetos de arquitetura e interiores para início de seus trabalhos.

  • Atualizar e notificar os clientes e autores dos projetos de arquitetura e interiores sobre alterações de projetos que sejam provenientes dos complementares.

  • Acompanhamento e definição dos prazos de desenvolvimento dos complementares.

  • Atualizar e notificar os complementares sobre alterações de projeto que sejam provenientes dos clientes e autores dos projetos de arquitetura e interiores.

Vantagens da compatibilização:

  • Implementação de estratégias e práticas voltadas à identificação e correção de potenciais erros e interferências nos projetos.

  • Maior precisão para extração dos quantitativos e elaboração dos orçamentos de materiais e serviços.

  • Redução dos prazos e custos de obra, uma vez que os projetos verificados visam reduzir significativamente as alterações durante a execução.

  • Controle de qualidade e garantia de que os projetos contratados atendam ao padrão do projeto a ser executado.

Metodologia e ferramentas:

Por adotarmos sistemas e softwares BIM (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção), nosso processo de compatibilização consegue investigar com precisão e eficiência todas as interfaces entre os projetos a partir de modelos 3D sobrepostos, identificando cada elemento dos projetos complementares, seu posicionamento e suas dimensões.

Sem a compatibilização 3D e sem as informações atribuídas em cada elemento do modelo, o risco de interferências e erros durante a execução aumenta drasticamente, resultando em custos e atrasos que podem inviabilizar a construção.

As principais ferramentas que utilizamos: Bimcollab Zoom, Autodesk Revit e Trimble Connect.